No início dos anos 70, nascia no Japão a Manutenção Produtiva Total (Total Productive Maintenance - TPM) com o objetivo principal de aumentar a rentabilidade dos negócios através da eliminação das falhas por quebras de equipamentos, reduzindo o tempo gasto para preparação dos equipamentos, mantendo a velocidade do maquinário, eliminando pequenas paradas e melhorando a qualidade final dos produtos. Isso culmina num aumento da Eficácia geral dos equipamentos, indicador de melhorias alcançadas através da aplicação da ferramenta.
A Manutenção Produtiva Total compreende um abrangente conjunto de atividades de manutenção que visam melhorar a performance e a produtividade dos equipamentos de uma fábrica. A Palavra "Total" significa que toda a fábrica está envolvida na cultura e nas atividades do TPM, desde a Gerência, até os operários. A implantação de um programa TPM necessita do envolvimento de todos, não somente de alguns grupos de pessoas. Ela depende essencialmente da aceitação da direção da fábrica, que por sua vez deve difundir seus conceitos e dar suporte para que o programa evolua positivamente.
Segundo o Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM) o TPM visa: Criar uma cultura corporativa que persiga constantemente a melhoria da eficiência do sistema produtivo; Construir um sistema para prevenir qualquer tipo de perda para atingir o “zero-acidente, zero-defeito e zero-falha” em todo ciclo de vida de um sistema de produção;
Abranger todos departamentos, incluindo produção, desenvolvimento, marketing e administração; Exigir envolvimento completo, desde a direção até o chão de fábrica; Atingir perda-zero através das atividades de pequenos grupos.
· JIT / KANBAN
· 6 Sigma
· TPM
· Lean Manufacturing
· CQI 9, 11 e 12
· QSBGM