A norma de Responsabilidade Social ISO 16001 é voluntária. Neste sentido, organizações de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas e atingir e demonstrar desempenhos ambientais, econômicos e sociais adequados, controlando impactos de suas relações, processos, produtos e serviços na sociedade, de forma consistente com sua política e com seus objetivos de responsabilidade social.
O conceito de responsabilidade social é freqüente associado à concepção de "Desenvolvimento Sustentável" desenvolvido pela Comissão Brundtland e aceito pela conferencia da ONU - Rio de Janeiro , 1992. Muitas das atividades associadas com a responsabilidade social refletem as três dimensões as sustentabilidade - econômica, ambiental e social - conceitos descritos como sustentabilidade.
Quem pode se beneficiar com a ISO 16001?
Quaisquer empresas que queiram voluntariamente. Atualmente no mundo inteiro, empresas e países estão impondo
que seus fornecedores, que mantenham práticas responsáveis e eticamente corretas.
Esta Norma é aplicável a qualquer organização que deseja:
Implantar, manter e aprimorar um sistema da gestão da responsabilidade social;
Assegurar-se de sua conformidade com a legislação aplicável e com a sua política da responsabilidade social;
Apoiar o engajamento efetivo das partes interessadas;
Demonstrar conformidade com esta Norma ao realizar uma auto-avaliação e emitir autodeclaração da conformidade com esta Norma; buscar confirmação de sua conformidade por partes que possuam interesse na organização; buscar confirmação da sua autodeclaração por uma parte externa à organização; buscar certificação do seu sistema da gestão da responsabilidade social da organização externa.
Quais são os benefícios da ISO 16001?
Fortalecer a imagem da empresa e a participação no mercado;
Maior controle das relações com a comunidade e sociedade;
Satisfazer os critérios dos investidores e melhorar o acesso ao capital;
Assegurar às partes interessadas o comprometimento com uma gestão social demonstrável;
Melhorar o relacionamento com todas as partes interessadas (clientes, acionistas, ONG's, fornecedores, governo e funcionários);
Promoção do desenvolvimento sustentável;
Transparência das suas atividades.