A norma ISO 22000 estabelece as melhores práticas a serem adotadas na condução do Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos para qualquer organização da cadeia de alimentos.
Pode ser aplicada em toda a cadeia desde produtores de grãos e produtos primários, até empresas de fabricação de alimentos, transportadoras, armazéns, centros de distribuição e vendas, inclusive em fabricantes de equipamentos, materiais de embalagem, ingredientes, etc.
Trata-se de um modelo reconhecido internacionalmente, que permite estabelecer indicadores de desempenho dos processos e do próprio Sistema de Gestão. Também traz requisitos para um Sistema de Gestão completo para a segurança na produção de alimentos, excedendo os requisitos do HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point - Ponto de Controle Crítico de Análises de Risco).
Visa atender de forma satisfatória, tanto os requisitos acordados com os Clientes, como os aspectos regulamentares aplicáveis à cadeia de segurança dos alimentos, estabelecendo desta forma um grande diferencial estratégico no mercado que a empresa atua.