Em outubro de 1991, surgiu a Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ), entidade privada e sem fins lucrativos, fundada por 39 organizações, privadas e públicas, para administrar o Prêmio Nacional da Qualidade ® (PNQ). Além disso, a FNPQ se ocupa também em fazer a representação institucional do PNQ nos fóruns internacionais.
Desde sua criação foram 11 ciclos de premiação implementados; 230 candidaturas e relatórios de avaliação entregues; 42 finalistas visitadas, sendo 16 premiadas; 2.256 membros da banca examinadora, com mais de 125 mil horas de trabalho voluntário; 5.800 candidatos a examinador do PNQ; 250 mil critérios de excelência distribuídos; 9 mil pessoas treinadas no modelo de excelência do PNQ; 40 seminários Em Busca da Excelência, sendo 10 internacionais, totalizando 9.600 participantes e 201 organizações filiadas, com mais de 804 mil pessoas diretamente relacionadas. Os oito Critérios de Excelência referem-se a:
1. Liderança
2. Estratégias e Planos
3. Clientes
4. Sociedade
5. Informações e Conhecimento
6. Pessoas
7. Processos
8. Resultados